
RADIOLOGIA MÉDICA
Os equipamentos de diagnóstico por imagem são um grande avanço na Medicina, no entanto, eles só cumprem seu papel com uma boa qualidade da imagem radiográfica. Nesse sentido, é essencial que as clínicas de saúde monitorem o desempenho desses equipamentos por meio de empresas especializadas.
Os gestores devem estar atentos aos equipamentos de radiologia, estabelecendo um programa de controle de qualidade que, obrigatoriamente incluam, a realização de testes específicos para assegurar o desempenho e a segurança desses aparelhos, pois os prejuízos de não se ter esses cuidados vão desde a dificuldades na interpretação dos exames, mais custos para a instituição, transtorno para médicos e pacientes e aumento da exposição às radiações X do paciente e do operador do equipamento.
Com o objetivo de assegurar que o médico radiologista obtenha a mais alta qualidade de imagem, facilitando o diagnóstico de patologias no paciente, os benefícios potenciais de um programa de garantia de qualidade foram avaliados em diversos trabalhos na literatura que afirmam que, além da melhoria das imagens, o controle de qualidade auxilia na redução de custos do serviço, pois elimina gastos com rejeitos e aumenta a expectativa de vida dos equipamentos.
A legislação brasileira exige que sejam realizados testes de controle de qualidade nos equipamentos de radiodiagnóstico periodicamente. Ela também prevê que o responsável técnico pelo serviço de radiodiagnóstico deve tomar todas as medidas necessárias para evitar falhas e erros, como por exemplo, a implementação de procedimentos adequados de calibração, controle de qualidade e operação dos equipamentos de Raios X.
MEMORIAL DESCRITIVO
O Memorial Descritivo, de acordo com a RDC 330/2019 contém, não só a descrição do estabelecimento e de suas instalações, mas também o Programa de Educação Permanente - PEP, o Programa de Garantia da Qualidade - PQG e o Programa de Proteção Radiológica – PPR.
Programa de Garantia da Qualidade - PGQ
O PGQ contempla, no mínimo, o gerenciamento das tecnologias, dos processos e dos riscos inerentes ao serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista.


Programa de Educação Permanente - PEP
Refere-se ao processo de aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas pelo trabalhador, centrado na atualização de conhecimentos.
Programa de Proteção Radiológica - PPR
O PPR deve contemplar, no mínimo, as medidas de prevenção, de controle e de vigilância e monitoramento, para garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos radiográficos.

INFRAESTRUTURA

Projeto Básico de Arquitetura - PBA
O PBA, realizado conjuntamente com o arquiteto, deve incluir a relação dos equipamentos, componentes e acessórios previstos para as instalações, a planta baixa e cortes relevantes e a descrição dos dispositivos de segurança a serem utilizados na estrutura física atendendo ao gerenciamento dos riscos inerentes a cada modalidade assistencial.
Projeto de Blindagem - PB
O PB em instalações radiológicas requer diversos parâmetros e a sua otimização exige a análise de diversas opções de estruturação física do ambiente e, principalmente, a obtenção da melhor relação custo-benefício.

TESTES RADIOMÉTRICOS

Levantamento Radiométrico - LR
O LR tem o objetivo monitorar as áreas em toda a vizinhança da sala de exames bem como a efetividade nas barreiras utilizadas para a proteção do operador e garantir a segurança dos profissionais e pacientes.
Teste de Radiação de Fuga - RF
O teste de RF tem como objetivo garantir que os níveis de radiação de fuga no cabeçote, àquela que atravessa o involucro protetor contribuindo para radiação secundária, estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

TESTES DE CONTROLE DE QUALIDADE
E INTEGRIDADE DOS SISTEMAS

Avaliação dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI
Os EPIs devem estar em perfeito estado de conservação, conforme determina a NR-06 do MTP, e sua eficiência deve ser avaliada regularmente.
Qualidade de chassis, cassetes e receptores de imagem digitais
Falhas no sistema de fechamento e travamento dos Chassis e o mau contato do écran com o filme podem ocasionar velação dos filmes e influenciar significativa na qualidade das imagens radiográficas podendo comprometer o diagnóstico médico.


Qualidade de Negatoscópios e Monitores
Prevista na RDC 330 de 2019 os negatoscópios e monitores radiológicos, utilizados para laudar exames radiográficos devem ser submetidos regularmente a verificações de desempenho.
Sensitometria do Sistema de Processamento
Prevista na RDC 330 de 2019 a sensitometria consiste em avaliar a qualidade das imagens através da medição da densidade óptica do filme radiográfico.


Treinamento de profissionais em Radioproteção
Uma exigência das legislações sanitária e trabalhista federal, o treinamento inicial e continuado em proteção radiológica engloba assuntos relativos à segurança do trabalho com radiações, do paciente e legislação aplicável.
NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Além das necessidades comuns às modalidades do radiodiagnóstico médico cada uma deles possui indicadas em suas respectivas Instruções Normativas, a relação mínima de testes de aceitação e de controle de qualidade que devem ser realizados pelos serviços de saúde, determinando as respectivas periodicidades, tolerâncias e níveis de restrição.
RAIOS X MÉDICO




Fluoroscopia e Radiologia Intervencionista

Perícias Trabalhistas
Acompanhamos perícias judiciais juntamente com um Perito Técnico Assistente a fim de respaldarmos tecnicamente Laudos Periciais.
Laudo de Periculosidade
Em alguns casos a exposição à radiação ionizante pode ser caracterizada como Periculosa, conforme exposto na Portaria 518/03 do MTE, sendo obrigação do empregador comprovar a caracterização, ou não, do direito ao Adicional de Periculosidade.